Marketing de conteúdo, uma tendência irreversível

Marketing de Conteúdo | Motivos para utilizar na sua empresa

Marketing de conteúdo, uma tendência irreversível.

O Marketing de Conteúdo utiliza conteúdo como forma de engajamento do público, esse é o princípio. Basicamente você atrairá, abastecerá e fidelizará o cliente apenas utilizando conteúdo.

 

Mas não qualquer conteúdo, e sim um trabalho de qualidade combinado às técnicas de propagação.

 

Existem diversas técnicas para alavancar a estratégia digital que envolverá o Marketing de Conteúdo. Estas, por enquanto, serão deixadas de lado.

 

A linha agora será convencer você a implantar as conhecidas técnicas de marketing digital no site de sua empresa.

 

Através da implementação do marketing de conteúdo, desde que bem idealizado, mais clientes são adquiridos em decorrência desse reforço.

 

Um novo nicho de possíveis clientes visitará o site para ser abastecido pelo bom conteúdo buscado. As formas de levar o público e o conteúdo apresentado são todos inseridos na bolha do Marketing de Conteúdo.

 

Com técnicas básicas, é possível implementar uma campanha baseada nesse tipo de marketing. Fundando um blog, por exemplo, é possível trazer conteúdo, opinião e informação para o visitante.

 

Mas então há o auto-questionamento:

 

  • Por que implantar Marketing de Conteúdo no meu site?
  • Esse conceito funciona realmente?
  • Quais os motivos para utilizar?
  • Quais as vantagens ao aplicar esse tipo de técnica?

 

Perguntas fáceis que serão respondidas no subtópico a seguir. Confira!

 

Por que utilizar Marketing de Conteúdo?

Implantar o Marketing de conteúdo num site pode proporcionar vantagens gigantescas.

 

Porquê além de atrair público por meio de algo que eles possam consumir (informação), há uma manutenção do público já presente.

 

Ou seja, a apresentação de uma novidade que os faça permanecer no site pode ser a mesma novidade que irá atrair novos visitantes.

 

Mostrar apenas ofertas de produtos e serviços, isso tem um monte de sites que já fazem isso.

 

Mostrar conteúdo informativo e diferenciado, já é outra história. Nada melhor do que um texto bem explicativo de como utilizar esse ou aquele produto ou serviço oferecido.

 

Vamos a um exemplo prático:

Temos um serviço de anúncios classificados na internet: http://classificados.convidar.net

 

O serviço por si funciona muito bem. Ocorre que muitos usuários, não conhecem bem as técnicas de como obter melhores resultados com seus anúncios.

 

Para esses, criamos um post bem elucidativo, que aliás, pode ser utilizado em qualquer outro serviço de anúncios. A íntegra do post pode ser vista nesse link:

 

Como Colocar um Anúncio na Primeira Página do Google Gratuitamente

 

Na hora da compra, nada melhor do que saber não apenas os detalhes do que se comprou. As dicas de utilização podem fazer muito mais pelo cliente. Numa embalagem ou nota de compra não tem isso.

 

O Marketing de conteúdo serve pra esse propósito, mas é muito mais abrangente que isso.

 

É um conceito que funciona muito bem, porquê é um diálogo constante com o cliente e não apenas o contato casual no ato da compra.

 

  • Pequeno custo, grande durabilidade

Em relação a outras estratégias de marketing, o foco no conteúdo é muito barato para realizar, esse é o primeiro e maior motivo. Produção do mesmo, lançamento e divulgação se faz sozinho, praticamente.

 

Isso porque o produtor será o próprio dono da empresa. Ou seja, combina-se a profundidade de conhecimento a fácil propagação.

 

  • Autoridade sobre o assunto

Como dito anteriormente, a autoridade no assunto dará credibilidade ao texto. Isso porque as pessoas desejam ler algo vindo de alguém que realmente entenda.

 

Um desconhecido sem conhecimento falar sobre diversos assuntos há aos montes nas redes sociais. Entretanto, um site bem montado, esteticamente agradável e condizente ao assunto dará respaldo ao produtor de conteúdo.

 

  • Alto poder de captação

A autoridade no assunto, dessa forma, será um fator importantíssimo na captação de clientes. Afinal, se o conteúdo tem credibilidade, é quase uma obrigação compartilhá-lo.

 

Dessa forma é perceptível como o Marketing de Conteúdo irá se formando. O baixo custo, a credibilidade e o compartilhamento. Uma escala de passos dados.

 

  • Diversidade

A diversidade de conteúdo a ser produzido é um dos fatores que estimulam a utilizar a técnica. Blogs, infográficos, newsletter, e-books, vídeos, imagens…

 

Veja um bom exemplo do nosso e-book sobre como conquistar a primeira página do Google: Clique na imagem para baixar o e-book!

 

Enfim, uma gama significativa de recursos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto. Varia da preferência.

 

  • Construção de relações com o público

E por fim o último motivo para utilizar o Marketing de Conteúdo: as relações com o público.

 

Através do conteúdo produzido, será possível perceber um feedback mais rápido, prático e eficiente do público.

 

Troca de ideias, avaliações positivas ou negativas e tudo o que for vindo do público é bem vindo.

 

O marketing de conteúdo pode ser considerado um sucesso?

De certa forma, sim. Através dele, é possível que o conteúdo criado transite pelos mais variados cantos da web.

 

Sendo um nômade, o conteúdo achará, no fim, o lugar a residir e abastecerá uma mente que necessita do mesmo

 

Isso significa na prática que o conteúdo disponibilizado no seu site, ficará na memória da web por mais tempo até que a sua intenção inicial. Ele estará sempre disponível para quem o buscar.

 

O Marketing de Conteúdo, dessa maneira, servirá como uma apresentação de quem vende o produto / serviço. Ele servirá como apresentação, e não só como captação e abastecimento.

 

Portanto, utilizar essa ferramenta é indispensável para o sucesso de sua campanha. Conteúdo forma mentes, e mentes sempre serão sedentas de mais e mais conteúdo.

 

Ou seja, sempre será necessário voltar para abastecer. E o melhor lugar para isso, é o conteúdo disponibilizado no seu site ou blog, para os novos e antigos visitantes.

 

Quer incrementar mais as informações do seu site com conteúdo externo?

 

Conheça nosso Plano de Marketing?

 


Assine o Blog para receber as novidades!.

Saiba como vender mais

 

 

No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como convidar melhor, seja para um evento, um compromisso ou trabalho. Também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos. Torne-se um membro ativo do nosso blog.


Nossos Serviços | Análise gratuita de posicionamento web | Fale Conosco | Anuncie no Blog | Plano  |  Participar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Victor Xavier

Aficionado por tecnologia, Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Atualmente, consultor no Convidar.Net. Idealizador e Editor do Blog Convidar Redator e consultor em comunicação. O cara que escreve e faz tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro.