Emissor gratuito de notas fiscais

Solução Para O Fim Do Emissor Gratuito De Notas Fiscais

Veja a solução para o fim do emissor gratuito de notas fiscais.

O ano de 2017 marcou o fim do emissor gratuito de notas fiscais eletrônicas. Saiba o por que, e como é possível resolver isso de maneira a não prejudicar sua empresa.

 

Conheça nesse post a solução para o fim do emissor gratuito de notas fiscais eletrônicas disponibilizado pela Secretaria da Fazenda.

 

No início do ano, o principal emissor gratuito, desenvolvido pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo deixou de ser disponibilizado para download.

 

No último mês de outubro, foi a vez da versão desenvolvida pela Secretária da Fazenda do Estado do Maranhão.

 

O término da disponibilidade destes dois emissores gratuitos pode acabar pegando muita gente de surpresa.

Mas, porque ambos deixaram de ser disponibilizados para download?

 

Ambas as Secretárias alegaram que os emissores gratuitos perderam espaço para os pagos, ou para os desenvolvidos pelas próprias empresas. O que deixava as duas soluções onerosas, em custos de manutenção e disponibilização para ambos os estados.

 

Saiba como usar um ERP para reduzir os custos com o Marketing Digital, nesse POST

 

As duas versões do emissor gratuito de notas fiscais ainda poderão ser encontradas na internet. Porém, não há mais garantia de atualização e suporte para ambas.

 

E isto pode acabar em muita dor de cabeça para o empreendedor, com notas fiscais sendo emitidas incorretamente. O que certamente gerará, no mínimo, a necessidade de retrabalho, além do prejuízo em tempo e dinheiro que isto irá acarretar.

E agora, como emitir notas sem o emissor gratuito de notas fiscais eletrônicas?

 

No mercado, já existem algumas opções disponíveis para quem precisa continuar a emitir notas fiscais. Estas opções variam desde gerenciadores completos, que ajudam a controlar todo o processo financeiro de uma empresa. Até as opções que servem única e exclusivamente para a emissão das notas fiscais.

 

As grandes empresas (ou as pequenas e médias que já tinham este processo consolidado) não sofrerão muito impacto com esta medida. Visto que já realizam a emissão interna de notas fiscais.

No entanto, esta opção não está disponível para todas as empresas, dado que exige um nível de controle financeiro e fiscal. Um nível ao qual nem todos os empreendedores possuem tempo e qualificação necessária para gerenciar.

 

E por falar em gerenciamento, como anda o seu planejamento para o marketing digital? Veja uma dica bacana para ajudar a ampliar as vendas e também a visibilidade da sua empresa na internet. Conheça nosso Plano de divulgação.

 

O que é preciso para emitir uma nota fiscal?

 

Se você quiser passar a emitir suas próprias notas fiscais, vou relacionar, abaixo, alguns pontos que você deverá se atentar. Isso servirá para evitar problemas com as notas geradas:

  1. Confira os dados do emissor e do destinatário

Verifique todos os dados necessários para emissão da nota fiscal. Estes dados dizem respeitos aos dados gerais de seu cliente. Como endereço, telefone, e-mail, nome completo e CPF (para pessoas físicas) ou razão social e CNPJ (para pessoas jurídicas).

 

A inexatidão destes dados poderá forçar com que uma nova fiscal tenha de ser emitida. Causando retrabalho e toda a perda de tempo e dinheiro envolvida.

  1. Indique corretamente os serviços ou produtos na nota

Nesta etapa, você deverá indicar quais os itens e especificações dos serviços ou produtos que motivaram a geração da nota. Atente-se para as classes tributárias de cada produto, bem como para o CFOP. Que significa Código Fiscal de Operações e de Operações.

 

Você deverá indicar as dimensões, quantidade, valor unitário e total, dos produtos ou serviços relacionados na nota fiscal. Além disso, para alguns produtos será necessária a indicação do CEST, que é o Código Especificador de Substituição Tributária. Com a indicação da origem e da natureza de tributação da mercadoria.

 

Erros nesta etapa podem gerar, além da necessidade de reemitir a nota, problemas com os órgãos fiscalizadores da Fazenda. Seja no âmbito municipal, estadual, ou mesmo federal.

  1. Emissão do Certificado Digital e credenciamento no SEFAZ

Esta bem que poderia ser a primeira etapa da emissão de uma nota fiscal, pois, sem estes dois requisitos, você e sua empresa não poderão emitir notas fiscais.

 

O certificado digital atua como validador de sua empresa, da mesma forma que a assinatura é o validador da pessoa física. Este certificado possui validade jurídica e é obrigatório para qualquer empresa que emita nota fiscal eletrônica.

 

Já o credenciamento na Secretária da Fazenda de seu estado é um processo que irá formalizar sua empresa, junto ao fisco estadual. É um processo relativamente simples, que pode ser feito, na maioria dos estados, pela internet.

 

Ciente de todos estes problemas, que podem dar muita dor de cabeça para o empreendedor, o sistema gestão empresarial GestãoClick permite controlar, em um só lugar, os setores financeiro, comercial e o estoque de sua empresa.

Para quem trabalha com venda de produtos ou prestação de serviços, o sistema ERP online que a GestãoClick oferece é essencial. Ele reduzirá os custos de sua empresa, permitindo controlar, por meio online, todas as operações financeiras e fiscais de sua empresa.

 

Além disso, o sistema disponibiliza um emissor de notas fiscais gratuito, com garantia de suporte e atualização, para que o empreendedor não precise se preocupar com mais este processo.

 

Problemas resolvidos?

Ótimo, então vamos pensar um pouco sobre o marketing da sua empresa.

 

Primeira parada para conhecer um de nossos serviços…:  www.classificados.convidar.net

 


Assine o Blog para receber as novidades!.

Saiba como vender mais

 

 

No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como convidar melhor, seja para um evento, um compromisso ou trabalho. Também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos. Torne-se um membro ativo do nosso blog.


Nossos Serviços | Análise gratuita de posicionamento web | Fale Conosco | Anuncie no Blog | Plano  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Victor Xavier

Aficionado por tecnologia,
Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas.
Atualmente, consultor no Convidar.Net.
Idealizador e Editor do Blog Convidar
Redator e consultor em comunicação.
O cara que escreve e faz tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro.

Deixe uma resposta